Conceito e Definição de Derrota

A derrota é a ação e o efeito da derrota ou ser derrotado. A derrota é a conquista ou o fato de vencer uma luta, destruir ou danificar a saúde ou a propriedade de alguém.

Exemplos: "a equipe brasileira sofreu uma derrota difícil deixá-lo sem chance ao progresso no torneio", "o treinador demitiu-se após a quarta derrota consecutiva de sua equipe", "Eu sou a imagem da derrota: minha mulher me deixou, eu perdi meu emprego e estava prestes a me expulsar da minha casa.

Este termo é sinônimo de goleada (ligada a fuga de um exército). Desfazer ou derrota um exército inimigo é ganhá-la completamente, que é geralmente seguida por uma fuga desordenada de derrotado: "Diga ao general que não vou tolerar mais uma derrota", "derrota fez o país a perder grandes parcelas do território no sul", "Não pouparemos os nossos esforços até a derrota do inimigo.

O uso mais comum deste conceito, no entanto, é no domínio do desporto. Quando duas equipes ou dois concorrentes enfrentar uns aos outros, geralmente há um vencedor e um vencido (ou derrotado) no final da partida. Em alguns esportes, no entanto, podem haver jogos Dummies: "clube FC Barcelona foi responsável por uma nova derrota para o Málaga", "Com esta derrota, a tenista espanhol perdeu duas posições no ranking mundial", "o time uruguaio recuperou a vitória após quatro derrotas.
Publicado para fins educacionais
Significados, definições, conceitos de uso diário

Conteúdos Recomendados