Problemas árvore | Anedotas, parábolas e reflexões organizacionais

Anedotas, parábolas,
fábulas e reflexões

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores

O carpinteiro que tinha sido contratado para me ajudar a reparar uma antiga fazenda tinha acabado no primeiro dia de trabalho. Seu cortador de grama elétrico tinha danificado, fazendo-o perder uma hora de trabalho, e seu caminhão velho recusou-se a começar.

Enquanto carregando a casa dele, ele permaneceu em silêncio. Quando chegamos, ele me convidou para conhecer sua família. Como estávamos indo para a porta, ele parou brevemente em frente de uma pequena árvore e tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.

Quando a porta se abriu, foi uma transformação surpreendente. Seu rosto bronzeado estava cheio de sorrisos. Ele abraçou seus dois filhos pequenos e deu a sua esposa um entusiasta de beijo.

Volta eu acompanhei até o caminhão. Quando passamos perto da árvore, fiquei curiosa e perguntei a ele sobre o que ele tinha visto fazer um pouco antes.

"Esta é a minha árvore de problema - ele disse-. Eu sei que não posso ter problemas no trabalho, mas uma coisa é certa: os problemas não pertencem à casa, minha esposa ou os meus filhos. Então só pendurá-los na árvore toda noite quando chego em casa e pela manhã, buscá-las novamente. "A diversão - disse sorrindo - é que quando eu vou buscá-los, há tantos como aqueles que se lembram de desligar na noite anterior".
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados