Escalar os resultados | Anedotas, parábolas e reflexões organizacionais

Anedotas, parábolas,
fábulas e reflexões

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores

John trabalhou para uma empresa por dois anos. Foi muito sério, dedicado e consciente de suas obrigações. Chegou oportuna e orgulhava-se de que eles nunca receberam uma repreensão. Um dia, aproximou-se o gerente para fazer uma reclamação:

-Senhor, trabalha na empresa há dois anos atrás com bastante cuidado e me sinto confortável com o meu trabalho, mas eu sinto que eu tenho sido engavetado. Olha, Fernando juntou um igual ao meu post há seis meses e já foi promovido a supervisor.

-AHA! -respondeu o gerente. E mostrando alguma preocupação disse: enquanto nós resolver isso eu gostaria de pedir para me ajudar com um problema. Eu quero dar fruta para a mesa para o almoço hoje. Por favor, descobrir se a frente de loja tem frutas frescas.

Juan saiu para cumprir a ordem e a cinco minutos estava de volta.

-Bem, que averiguaste?

-Senhor, tem laranjas para venda.

- E quanto custou?

-Ah! Eu não pedi.

-Bem. Você viu se eles tinham bastante laranjas para os funcionários?

-Também eu perguntei isso.

-Há alguma fruta que possa substituir a laranja?

-Não, senhor, mas eu acho que...

-Bem, sente-se um momento.

O gerente me atendeu e chamado Fernando. Quando ele surgiu, ele deu as mesmas instruções que John, e em dez minutos ele estava de volta. O gerente perguntou-lhe:

-Bem, Fernando, que notícia trago?

[-Senhor, tem laranjas, suficientes para atender a todas a pessoa], e se você preferir, bananas, mamões, melões e mangas. A laranja é 150 pesos por quilo; banana, a mão de 220 pesos; o identificador para o 90 pesos por quilo; o mamão e o melão, a 280 pesos por quilo. Diz-me que se a compra é para quantidades, eles vão nos dar um desconto de 10%. Deixei as laranjas separado, mas se você escolher outra fruta deve voltar para confirmar a ordem.

-Obrigado, Fernando. Espere um minuto. Em seguida, virou-se para John, que ainda está lá:

-John, o que eu digo?

-Nada, senhor... isso é tudo. Com sua permissão.

Hoje chamamos de empoderamento. Ou seja, que chefes subordinados dar a possibilidade de tomar decisões e assumir a responsabilidade por eles. Mas são empregados, assumindo esta função proativamente e auto motivado?

O potencial está nas pessoas. São eles que devem desenvolvê-lo e torná-lo conhecido de outros através de fatos concretos.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados