A árvore de maçã | Anedotas, parábolas e reflexões organizacionais

Anedotas, parábolas,
fábulas e reflexões

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores

Isto era uma enorme macieira para que uma criança amava muito. Todos os dias a jogar ao seu redor, ele subiu ao topo, comi fruta e tirei uma soneca sob sua sombra. A árvore também gostava muito dele.

Tempo passado, a criança cresceu e não retornou para jogar ao redor da árvore. Um dia ele voltou e ouviu que isto disse com tristeza:

-Vem brincar comigo?

Mas o menino respondeu:

-Eu já não sou a criança antes de jogar ao redor das árvores. Agora eu quero ter brinquedos, e preciso de dinheiro para comprá-los.

-Desculpe - disse a árvore. Não tenho dinheiro, mas eu sugiro que você para tirar todas as minhas maçãs e bandas; Então você pode comprar seus brinquedos.

O rapaz levou as maçãs, obtidas o dinheiro e me senti feliz. Também a árvore era feliz, mas o rapaz não voltou. Algum tempo depois, quando voltou, a árvore perguntou-lhe:

-Vem brincar comigo?

-Não tenho tempo para jogar; Eu trabalho para minha família e eu preciso de uma casa para minha esposa e filhos. Você pode me ajudar?

Desculpa - disse a árvore. Eu tenho uma casa, mas você não pode cortar meus ramos e construir sua casa.

O homem cortou todos os ramos da árvore, que me senti feliz e não retornou. É verdade um dia quente de verão, voltou. A árvore ficou muito contente.

-Vem brincar comigo? -perguntou.

-Sinto-me triste, estou ficando velho. Quero um barco para velejar e relaxar, você daria isso para mim?

A árvore respondeu:

-Usar meu tronco para construir um; Então você pode navegar e ser feliz.

O homem cortou o tronco, construiu seu barco e foi para procurar por um longo tempo. Ele voltou depois de muitos anos e a árvore disseram:

-Me desculpe, mas eu não tenho nada para dar, nem mesmo as maçãs.

O homem respondeu:

-Eu não tenho dentes para morder a força ou a escala, estou velho.

Então a árvore, chorando, disse:

-Na verdade, não consigo te dar nada. A única coisa que tenho são minhas raízes mortas.

E o homem respondeu:

-Que não precisa tanto agora, apenas um lugar para descansar. Estou cansado, depois de tantos anos...

-Bom - ele disse que a árvore, as velhas raízes de uma árvore são o melhor lugar para se sentar e relaxar. Venha, sente-se comigo e descanse.

O homem sentou-se ao lado da árvore e esta, alegre e sorrindo, deixou cair algumas lágrimas.

Esta é a história de cada um de nós: a árvore são os nossos pais. Das crianças, podemos amá-los e brincar com eles. Como nós crescemos podemos deixá-los sozinhos; Voltaremos a elas quando precisamos deles, ou quando estamos em apuros. Não importa o quê, eles estão sempre lá para nos dar tudo o que podem e nos fazem felizes. Você pode pensar que o rapaz é cruel com a árvore, mas não é bem como tratamos nossos pais às vezes.
_________

Contribuição de Andrés Bernal, Lima.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados