Professores - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores


Você formou meu coração pela liberdade, pela justiça, para grande, para o belo. Segui a trilha que você disse para mim. Você foi meu piloto, embora sentado em uma das praias na Europa. Não você pode descobrir quão profundamente as lições que você me deu tenham gravada no meu coração: Eu não ter sido capaz de excluir sequer uma vírgula das mil declarações que me deram.
(Simon Bolívar)
19 de janeiro de 1824, sendo na parte superior da sua glória, Simón Bolívar, o libertador, ele escreveu Pativilca (Peru) esta carta para seu antigo mestre, Don Simón Rodríguez. Nela, ele reconhece e aprecia o que foi seu mestre que plantou em seu coração o desejo e compromisso pela liberdade e justiça, que estimulou seu grande coração e de uma vida frívola e absurdo. Rodriguez foi, por Bolivar, um verdadeiro mestre.
Albert Camus, que como uma criança viveu na Argélia, uma vida de trabalho e pobreza, e que, no entanto, tornou-se um grande intelectual e um escritor muito famoso que iria receber o prémio nobel da literatura, também quis reconhecer na outra famosa carta que tudo devia ser uma professora muito especial, senhor.
Germain. E então ele escreveu depois de receber o prêmio Nobel:

* * *

Eu esperei para sair um pouco de barulho que cercou-me todos os dias antes de falar sobre ele com todo meu coração. Tenho recebido uma grande honra, que não procurou nem solicitado. Mas quando ouvi a notícia, pensei que minha mãe e, em seguida, você primeiro. Sem você, sem a mão caridosa que tendia para a pobre criança que eu era, sem o seu ensinamento e exemplo, nada tudo não tivesse acontecido isso. É para não dar demasiada importância a honra deste tipo. Mas pelo menos oferece a oportunidade para te dizer o que tem sido e continua a ser para mim, e você confirmar que os seus esforços, seu trabalho e o generoso coração que você colocou isso sempre permanecer vivo em uma de sua pequena escola que, apesar dos anos não deixou de ser seu aluno grato.
Abraçá-la com toda minha força,
Albert Camus.

* * *

Em seu romance póstumo, o primeiro homem, Camus queria imortalizar a memória de seu professor e escreveu um belo páginas onde recorda o
aventura maravilhosa e alegre que eram os tipos do Sr. Germain:

* * *

Depois veio a classe. Com o Sr. Germain sempre foi interessante pela simples razão de que ele amava apaixonadamente seu trabalho... A escola deu-lhes algumas diversões incríveis, e sem dúvida que tão apaixonadamente amava era o que não encontrou em casa, onde pobreza e ignorância tornavam a vida mais difícil, mais desolado, como fechado em si mesmo; miséria é uma fortaleza sem ponte levadiça...
Não, a escola não só oferece uma fuga da vida familiar. Na classe do Sr. Germain, pelo menos a escola alimentou uma fome mais essencial para a criança ainda para o homem, que é a fome para descobri-los. Nas outras classes, ensinou-lhes sem dúvida de muitas coisas, mas um pouco como primos um ganso. Apresentaram-lhes um alimento pronto, implorando-lhes que eles tinham bom engoli-lo. Nas classes de Sr. Germain, sentiu pela primeira vez que existiam e que estavam sujeitos a mais elevada consideração: considerar-se-lhes digna de descobrem o mundo.
Se o seu coração bate mais rápido
vendo seus alunos,
Se cada pessoa é para você
um ser que deve ser cultivada,
Se cada hora de aula escapou rápido,
Se você quer mais seu trabalho cada ano que passa,
Sim as dificuldades inevitáveis
Você está sorrindo,
Se os pais e filhos
Eles dizem que você é gentil,
Se sua justiça sabe pôr no amor,
Se combate o mal, mas não o pecador,
Se sabendo tanto não acha sábio,
Se você souber o que você achava que sabia, revisitar
Se em vez de questionar,
Sei que acima de tudo responder,
Se você sabe que é uma criança permanecendo mestre,
Se a beleza sabe surpreendê-lo,
Se sua vida é uma lição e seu silêncio da palavra,
Se quiser que seus alunos assemelhar-se a ti,
Então...
VOCÊ É O MESTRE.

Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados