Amor e tempo - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores


Havia uma ilha mágica onde viviam todos os sentimentos: tristeza, alegria, humildade, ternura, amor, ilusão, em suma, todos os sentimentos.
Um dia, eles receberam a notícia de que tinha que sair da ilha, porque haveria um terrível tsunami que poderia afundá-lo. Cada um dos sentimentos que correu para se alistar seu barco para sair da ilha, logo que possível. O único que apareceu sem pressa foi o amor que, mesmo arriscando sua vida, queria ficar o tempo todo que era possível naquela ilha que tanto amava. Quando estavam já ouvi agora rugidos do furacão se aproximando e uma forte chuva começaram a descarregar sua ira sobre a ilha, o amor começou a pedir ajuda. Felizmente, ainda estavam embarcando alguns sentimentos que tinham atrasado carregando seus barcos ou fazendo umas coisas pessoais.
-Ambição, me leve com você - gritou o amor.
-Desculpe, eu não posso, como você pode ver, meu barco está cheio de ouro, prata e pedras preciosas. Não é nada de mais. Se você fosse você, nos hundiríamos.
-Vaidade, por favor, ajude-me - ele implorou então amamos.
-Não, não, você está molhado e sujo, eu mancharías o barco, não posso levar.
-Tristeza, deixe-me sozinho não, leva-me contigo.
-Me sinto, amor, me sinto tão mal que eu prefiro ir sozinho, não quero ver ou falar com ninguém.
Foi então quando ele ouviu uma voz a chamar-lhe:
-Amor, venha comigo, eu te levei.
Era um homem velho já amassado, mas o amor era tão grato que se esqueceu de perguntar o nome dela. Ao atingir a terra, o velho desapareceu.
-Diga me sabedoria - amor perguntou então-, quem foi meu pai quem me trouxe aqui?
-Foi o tempo.
-O tempo? -Ela perguntou muito perdida de amor, mas por hora só quero ajudar?
Sabedoria respondida:
-Porque só o tempo é capaz de compreensão e ajuda de um grande amor.
O tempo é amar como o vento para o fogo: revive o forte e mata os fracos. Paixão é passageira, e o prazer pela sua própria natureza é frágil e perecível. Amor verdadeiro, como o bom vinho, está envelhecendo com o tempo, ir acrisolando com coexistência compartilhada de tal, alegrias, sofrimentos e problemas. Só o tempo mostra que se o amor era profundo e real, se ele estava assentado no raízes firmes e não a ilusão, capaz, portanto, para sobreviver as dificuldades, rotinas e percalços. Tempo irá ser cinzelar o rosto do verdadeiro amor, descobrir novos traços, nuances insuspeitos e ignorados na pessoa que é amado para sempre. Tempo permite uma comunhão cada vez mais profunda, experiência renovada e intensidades mais maduras, além dos mirages e relâmpago da juventude. Daí a importância de educar o coração, a força, a responsabilidade de ser capaz de viver e construir a cada dia com entusiasmo novo amo. Como disse Saint Expupery, o autor do pequeno príncipe: "o amor não é estar a olhar para os dois olhos de longos, mas olhando para os dois na mesma direção". Amor envolve um projeto comum, uma longa caminhada juntos, uma decisão de viver para outra e outra para a riqueza, na pobreza. Daí a necessidade de alimentar todos os dias amo, para não permitir a trivialice ou rutinice. O amor é como a água: se você parar, apodrece e está morrendo. Só a água em movimento tem vida e pode dar, carrega em seus murmúrios de lábios de canções que corações felizes. Home tem as mesmas raízes como fogueira: o amor é como fogo: se você parar de alimentá-lo, ele desliga e deixa o gosto amargo de cinzas nos lábios.

Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados