A sabedoria de reconhecer a própria ignorância - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores


Há uma velha história de um filósofo da China antiga, que gozava o favor do Imperador. Ele era um homem muito humilde, e quando perguntado algo que ele não sabia, respondeu imediatamente: "Não sei".
Em uma ocasião, alguém que não conseguia entender suas confissões contínuas da ignorância, ele disse:
- Mas, você não paga o imperador pelo que você sabe?
-Sim, claro - respondeu a paciente humildade - filósofo. Se eu pagar o que eu não sei, não atingem as riquezas do Império e do mundo.
"Eu só sei que nada sei", disse Sócrates. O verdadeiro sábio é muito consciente de sua ignorância, como o verdadeiro Santo está bem ciente das suas falhas e fraquezas. Quem sabe pouco frequentemente ir exibindo seu conhecimento e precisam exibir seus diplomas e títulos que a intenção de te vestir e cobrir a sua ignorância e insegurança. A chave da sabedoria é reconhecer a ignorância e sempre deseja aprender a enfrentar o desconhecido, Pesquisar, investigar, querendo saber mais... É o verdadeiro educador não é um que sabe muito ou tem um número de títulos e cursos de pós-graduação, mas aquele que é capaz de despertar a curiosidade dos alunos e as causas que lhes fome para aprender, descobrir, crescer, viver ao máximo. Não se comunica-los seus conhecimentos, mas seus desejos e habilidades assim que eles podem adquiri-los. Aventura com seus alunos a aprendizagem de todos os dias, torna-se sua sala de estar em uma oficina, um laboratório, um lugar de encontro e de convivência, de construção de novos conhecimentos e valores, busca. Tudo isso só é possível se o educador quer aprender, ele é um amante da vida e ensino, está comprometido com sua formação contínua e crescimento, contribuindo assim para o crescimento de seus alunos:
Não me instruyas, vidas ao meu lado; seu fracasso é que eu seja idêntica a ti.
Você não percebe
que queria lutar
ignorância
com a instrução,
e instrução
a alegação é
da ignorância
Porque ele destrói
criatividade?
Eu impor o que você sabe, se eu quero porque eu aprender o desconhecido?
e a sua fonte na minha própria descoberta?
O mundo da sua verdade é minha tragédia; sua sabedoria, minha negação; sua conquista, minha ausência; Você está fazendo, minha destruição.
(Humberto Maturana).

* * *

-Qual é a sua montanha preferida? -perguntou aquele famosa alpinista. -O que não ter subido - respondeu. -Como é isso?
-Sim, é que me obriga a me manter em forma, exercício sem descanso, esperanças. Ele impede que minha vida se torna uma rotina e um mero recordar velhas glórias.
A verdadeira sabedoria também é humilde, reconhece sua pequenez e só assim, pode ampliar o mistério. Isto é o que ele ensinou uma criança brincando na praia para o grande sábio Agostinho:

* * *

Uma tarde, Augustine caminhou as loiras praias de Hipona, agitada pelo desejo de compreender o mistério da Santíssima Trindade. "Como era possível que Deus eram um e três pessoas ao mesmo tempo?". Sua cabeça estava queimando idéias e perguntas e tinha sem olhos para ver o mar ou ouvidos para ouvir as ondas suaves que se estendia seus beijos para a ponta de suas sandálias. De repente, ele viu que uma criança estava correndo com uma concha do mar cheio de água e jogou em um pocito que tinha feito na areia com as próprias mãos. O sábio parou para ver a criança. Ele tinha cabelo preto, ondulado, pululando feliz na água, encheu sua concha e estava animado para lancar o pocito, que muito lentamente, cheio porque a areia sugou a água.
Santo Agostinho veio para a criança quando ele estava jogando água o
bem.
O que está fazendo, pequeno?
-Eu estou jogando toda a água do mar, esta lacuna.
- Mas isso é impossível..--sorrir saltou Agustin sábio com base numa proposta e condescendente. O mar é muito grande, medindo quilômetros e quilômetros e é também muito profundo. Como você acha que vai conseguir um tão grande em algo tão pequeno do pocito?
-É verdade - disse-lhe o bebé virado para si com Picardia-, mas menor que a sua cabeça e você quer colocar em um Deus que é infinito.

Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados