Prakash queria ver Deus - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores


Prakash era um homem santo e tinha muito orgulho disso. Seu maior desejo era ver a Deus e, portanto, alegrar-se ao longo do caminho quando ele teve um sonho em que Deus falou com ele assim:
-Prakash, realmente gostaria de me ver e ter-me plenamente?
-Claro eu gostaria que, esse é o meu maior desejo - respondeu ansiosamente Prakash-. Toda a minha vida tenho esperado este momento. Até eu ficaria satisfeito se apenas alcançado você vislumbre obscuramente.
-Eu vou satisfazer os seus desejos. Você abraça o ápice da montanha, longe de todo mundo.
No dia seguinte, Prakash, homem santo, acordei animado depois de uma noite agitada. A vista da montanha e a idéia de colocar Deus face a face um galope de coração. Entrei como se estivesse prestes a voar. Então, ele começou a pensar para a frente o que lhe daria Deus porque, sem dúvida, Dios estaria esperando por um presente.
-Eu atendo! -pensamento animado Prakash. Eu vou tomar meu belo vaso novo. É a única coisa valiosa eu tenho e sem dúvida Dios vai agradecer meu destacamento. Mas eu não posso tê-lo vazio. Eu preenchê-lo com algo.
Há muito tempo ele estava pensando o que eles colocariam no vaso que estava para dar a Deus. Ele não tinha ouro, prata ou pedras preciosas e também pensei que essas coisas talvez não como tanto Deus como ele próprio tinham criado-los.
-Vou encher o vaso com as minhas orações e minhas boas ações. Sem dúvida que isto é o que Deus espera de um homem santo como eu. Eu reunir meu sacrifício e privação, as longas horas de meditação e oração, meu serviço a outros e entregá-los a Deus no meu vaso novo.
Prakash sentia-se feliz em ter descoberto o que Deus queriam e decidiram aumentar suas boas ações e orações logo encher o vaso que lhes dão a Deus. Durante as semanas seguintes, ele marcou cada oração, todos os sacrifícios, toda boa obra, colocando uma pedra no vaso. Quando estavas prestes a transbordar, ela subiria com ele para a montanha e ofereceria a Deus.
Finalmente, com seu belo vaso cheio de seixos, Prakash tem em curso a caminho da montanha. Cada passo era repetir o que você diria a Deus: "Olha, senhor, não é como meu vaso precioso? Espero que sim. Tenho certeza de que eu amo tudo o que fiz para preenchê-lo e agradá-lo. Levá-lo e agora sim, abraçar-me."
Prakash continuou subindo a montanha, logo que pudesse. O desejo de ver e abraçar seu Deus está morrendo. Repetindo entre suspiros de seu discurso finalmente alcançou o cume, mas Deus não estava lá.
-Deus, onde estás? Eu a convidei para ver-me aqui e cumpri a minha parte. Estou aqui, mas você não vê. Onde você está? Por favor, Deus, me sem decepções...
Cheio de dor e desespero, o homem santo caiu no chão e desatei a chorar. Em seguida, ele ouviu uma voz que desceu resmungando nuvens:
-Quem está lá embaixo? Por que escondes de mim? Você é Prakash? Você não vê. Porque te escondes? O que você colocou entre nós?
-Sim, senhor, sou eu, Prakash. Seu homem santo. Eu trouxe este lindo vaso. Toda a minha vida está nele. Eu trouxe para você.
- Mas você não vê. Por que insiste em se escondendo por trás daquele enorme vaso? Será impossível para nós vermos. Quero abraçar-te fortemente; Portanto, joga bem fora do vaso. Bota que tem dentro.
Prakash não podia acreditar que ele estava ouvindo: como iria quebrar seu vaso tão precioso que continha todas as boas ações que ele havia feito por seu Deus...
-Não, senhor, meu belo vaso, não. Eu trouxe especialmente para você. Eu tenho sido pacientemente preenchê-lo com meu...
-Descarte, Prakash. Dar para outro, se quiser, mas se livrar dele. Quero abraçar-te, Prakash. Quero você por quem você é e não pelo que tem feito por mim. Boot, bota esse vaso, isso porque eu não aguento a vontade de te abraçar...
(Tirado de Lazarus Albar Marin: "Espiritualidade e práxis do adorador cristão").
É o custo nos para aceitar que Deus nos ama incondicionalmente, não importa o que fazemos. Acreditamos que comprar seu amor com nossas pequenas boas ações. Quanto custa-nos para aceitar a parábola do filho pródigo e finalmente compreender que Deus é esse bom pai naquela noite vai esperar o retorno de seu filho com o coração dos vermes de dor. E quando, finalmente, vê-las, é jogado de volta para os braços dele, cobriu-o com beijos e em vez de ouvir as palavras de perdão do filho arrependido, envia-o a preparar uma grande festa. Nós parecem-nos demasiado para o irmão mais velho da parábola. Temos alguma dificuldade em aceitar que o pai é tão bom, nós não podemos entender seu júbilo e alegria. Gostaríamos, em suma, um menos-bom Deus. Como nós somos pequenos e insignificantes, e custa-na perdoar, nós nos tornamos uma idéia do pequeno Deus como nós, à nossa imagem e semelhança. Já o disse Feuerbach:
"Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, e os homens pagam-te com a mesma moeda: nós temos uma idéia de Deus de acordo com o que somos". Deus nos criaram por amor e é o seu amor que nos sustenta. Amor verdadeiro - e Deus é amor - é altruísta, é entrega sem esperar recompensa. Amar sempre sem aguardar a resposta do amado. Deus nos ama infinitamente: ligamos para a vida pelo amor e generosamente nos deu todas as obras de criação para permitir-na servi-los e ver nos traços de sua mão. Se acreditamos verdadeiramente que somos amados por Deus, nunca podemos nos considerar sozinho. Todos são amados por Deus, mas nós somos muito poucas pessoas que sabemos que ele e muitos ainda menos aqueles que experimentá-la. Portanto, o dever de ser mediadores do amor paterno de Deus com tudo o que a ignorou. Deus nos deram a vida para dar-lhe. Temos de ver os outros, vizinhos, alunos, pessoas na rua, como vê Deus os conhecemos. Deus escolheram-nos para mostrar, através de nós, seu amor pelos outros. Por esta razão, alguém dizer adeus a ti sem se sentir melhor.
Num vale engraçado no sopé dos Apeninos montanhas estavam terminando de construir um convento, cujo prior era um homem de Deus. Um dia, quando a luz dos sorrisos de madrugada pintou a paisagem, o prelado enviado para chamar o irmão de arquiteto, um homem que dominou a linguagem das pedras e que tinha magistralmente interpretado os sonhos de seu superior.
-Meu irmão, eu quero que você construir uma célula na extremidade do prédio, lá onde não qualquer ruído. A que ladeia a célula domina todo o vale e é banhada em luz. Mas esta célula não deve ter qualquer janela. -Entendo, seria um buraco negro, - perguntou irmão arquiteto - calmamente que comete uma falta grave?
-Não, não, nada disso. Ouça-me bem: a célula deve ser bastante altas e boas proporções. Você deve fazê-lo de tal forma que por aberturas invisíveis são feitas durante todo o dia o sol alegre de Umbria, o que está naquela cela está submersa em um poço de luz.
-Quem habitará uma cela especial? Talvez o maior místico ou o Santo do convento?
-Não, não necessariamente. Vou mandar lá o irmão que é triste e ou tão podre pelo remorso e escrúpulos, que pensa que não é digno do amor e perdão de Deus. Em que célula só é permitida para refletir sobre esta idéia: "Deus me ama como sou". Enquanto em outras células, ou na capela do convento, cada irmão pode envolver outras meditações pensar sobre suas falhas para corrigi-los, para chorar e pedir perdão por seus pecados, que habitam a célula que você vai construir com seu melhor juízo será "condenado" a pensar apenas sobre a imensa ternura de Deus, o pai que nos ama infinitamente, não importa o que eles fizeram.
Entusiasmado com a ideia, o irmão arquiteto atreveu-se a propor que seria bom colocar dela belo crucifixo de madeira esculpido dar acabamento ao convento.
-Eu tinha pensado nisso, mas tenho medo que a contemplação do que torturou o corpo levado para o convidado da célula disse "eram meus pecados que causou tanto sofrimento e morte." Meu mal é tão grande que causou a morte de Deus".
- Mas a célula não pode ser vazia. Preciso de uma imagem que lembra o amor do senhor.
-Primeiro será a doce luz do "Irmão sol" justos e pecadores iguais. Além disso, em cada uma das paredes e em letras grandes, gravarás a seguinte mensagem: TE AMO como você é. Se alguém permite que um sentimento de mal-estar para confirmar que suas misérias e fraquezas irão ser profanar esta célula onde paredes, piso e teto devem ser impregnados somente de nossa confiança na ternura, sem limites de Deus.
-Mas, pai, não sei como ser irmão triste e que não é capaz de amar a Deus com todo o teu coração?
-Eu gostaria de saber o irmão que passam um ou mais dias neste lugar sagrado para aquele que disse: "não é saudável, mas o paciente que precisa de médico"; conhecer o bom pastor que sai em busca das ovelhas perdidas e feliz com sua carga de homens quando a encontrou; as esperanças do pai animado o Apóstata filho que está feliz com todo o coração e mandar fazer uma grande festa quando finalmente retorna. Aconteceu de eu também pedir o irmão músico que compor uma canção - aquele que lá será autorizada-, cujo refrão repete: "Deixe-me te amo como você é".
-Ainda não escrito San Juan de la Cruz, que seremos julgados pelo amor?
- E eu estou dizendo a você, querido irmão, que seremos julgados por nossa fé no amor. Fé, como aberturas de células, permite que o sol da graça invadir a alma. E você sabe o que é a medida da qualidade da nossa fé?: a imagem que temos do amor de Deus. Todos aqueles que têm uma idéia de pobre, estreito, do amor de Deus e imaginá-lo como um tirano ou um impiedoso juiz vingança ansiosa ou pagar nossas faltas, são homens de pouca fé. Outros, no entanto, têm uma imagem ousada, poderíamos dizer "escandalosos" pelo amor de Deus e, portanto, são pessoas de grande fé. Assemelham-se a cananea do evangelho que Christ começou lágrimas de admiração. Assim, quando você sente que um dos irmãos é triste e sinto muito, eu vou mandá-lo alguns dias para a célula.
-Eu gostaria de ser a primeira - ordem irmão arquiteto, fervorosamente, beijando a mão de seu superior.
-Vamos ver isso. É melhor começa agora a trabalhar se você deseja que a célula estará pronto em breve.

* * *

Muitos, ao invés de amar a Deus, fazer o bem e evitar o mal para ganhar o céu ou para evitar o inferno. Eles não têm fé, e eles não entenderam o que é amor.

* * *

Dizem que o San Luis rey de Francia enviados para o Bispo de Chartres, a uma embaixada. O caminho para o seu destino, Bispo correu é com rosto sério e determinado da marcha uma mulher, que, enquanto era dia, usava uma tocha flamejante em uma mão e na outra uma jarra com água.
Intrigado com essa imagem, o bispo mandou parar o carro e perguntou:
-Onde vai e o que tem essas coisas?
-Com água, eu vou desligar o inferno, e com a tocha porei fogo ao paraíso. Quero homens a amar a Deus pelo amor de Deus, não por medo, ou de forma interessada.

Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados