Abeto insatisfeito - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores


Havia um abeto, jovem e elegante, infeliz, vivendo na floresta. As crianças, pensei que era lindo e ele gostava de brincar com ele, mas FIR pensei que só crescem rápido; Eu queria ser uma grande árvore para que eles se tornam o mastro de um barco e assim, viajam pelo mundo e visitam muitos países. Então, se você está cansado, você gostaria de ser uma gigantesca árvore de Natal do que cheio de cores e luzes, colocam em uma grande praça para que todos o admiravam. Sempre insatisfeita, ela foi incapaz de ouvir as canções dos pássaros e não poderia apreciar a carícia da brisa, o sol e a chuva. Só queria cortá-lo e levá-lo embora, para escapar desta monotonia., como sofre o infeliz quando eu vi que eles estavam outras árvores da floresta, sem dúvida, menos bonito e esbelto que isso! Finalmente, um dia, chegou um homem com um machado, foi decidida, acenou com a cabeça, cortá-lo e o levou para sua casa. Era Natal e lá eles é decoraram com luzes e cenas, e ele está morrendo o anoitecer você descobrir e que fora um dia para as crianças vêm para recolher os presentes para... Quando eu já estava fastidiadisimo desta monotonia dos dias iguais, onde ninguém já elogiou sua beleza, ela sentia que um dia eles é despojado de todas as decorações e seu coração começou a bater de emoção porque eu pensei que eles iam levar para conhecer outros lugares. Para sua tristeza e decepção, eles se retiraram da casa e levaram-o para um loft. Custou-lhe muito aceitar que tinham abandonado e chorou inconsolável de raiva e impotência. Ratos tentaram consolá-lo, propuseram-lhe para ser seus amigos e foi convidados para jogar e se divertir, mas o infeliz FIR pensou que ele nasceu para algo muito mais importante do que jogar com uns poucos ratos pobres e viveu em paz seu desencanto. Quando, finalmente, alguém veio procurá-lo, pensei que eles estavam indo para instalação de novo ou que levam ele para viajar pelo mundo, mas picada em pedaços e feita com madeira. "Acabou, acabou - poderia reclamar antes de morrer - se eu iria ter incitaram-me quando eu ainda não consegui!"
(Releitura de um conto de Christian Andersen)
Muitas vezes acontece conosco como um abeto do conto. Ansioso para viver o futuro, exausto em planos e mais planos, somos incapazes de viver o presente é tudo o que temos. A busca da eficiência, acumular dinheiro, destacam-se e chamar a atenção, nos impede de gozar a vida. Vivemos sempre de acordo com a manhã, o futuro, adiando a intensidade do momento. Queremos crescer logo e, quando eles são jovens, podemos forçá-los a agir como adultos. Gastamos fazendo planos e adiar o pleno gozo do momento presente: quando eu me formar, quando eu tenho casa, quando vir as crianças, como eles crescem, quando ele se formar, quando eles dar o nó... Em suma, a vida nos escapa sem começar a vivê-la.
Viver e desfrutar o presente. Esta não é a irresponsabilidade. Pelo contrário: nada colher no futuro que você não tem plantados no presente. Sim, você
Você se propõe a viver plenamente cada momento, será seu futuro ser completo. Quem é incapaz de viver no presente, não pode viver o futuro. Busca de plenitude em tudo o que você faz. Não seja um eterno campeão de vôo. Viver intensamente cada dia, oferecendo-lhe que nada e ninguém vai se preocupar com, nem vai manchar a sua alegria. Se você tiver um problema ou aflição você lança seus pedaços, diga a ele que, durante o dia, não atingirá sua, não vai ignorar. E então todos os dias, mas apenas o dia. Quando perguntaram a Santa Teresita de Jesús como poderia viver tão alegremente no meio de tantos problemas e sofrimentos, a santa respondeu simplesmente: "é que eu só vivo um dia todos os dias. "E nenhum heroísmo não precisa viver em paz e alegria nas horas que tem o dia". Tal era a resposta de San Felipe Neri quando perguntado como era para ser sempre feliz e bom humor no meio de tantos perigos e sofrimentos: "É que eu cobro apenas o peso do momento presente sobre os ombros".
Os antigos romanos eram extremamente práticos e tinham dois slogans continuamente repetido: Carpe diem, que significa, que se aproveita ou vive o presente dia e age quod agis, ou seja, se bem que você tem que fazer, sem distrair-te com outras coisas...
Desde que você se levantar, viver o dia em total alegria e plenitude, um deleite para todos você encontrará seu caminho. Dar-lhes o seu melhor sorriso, uma palavra de incentivo, uma afetuosa saudação. Viver a vida você derramar sobre os outros. Viver o presente em toda a sua intensidade, pois é a única coisa que você tem. Ele lembra o poema de Borges:

Momentos
Se ele pudesse viver minha vida novamente
na próxima eu tentaria cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito,
você relaxar mais.
Seria mais tolo do que tenho;
na verdade, levaria algumas coisas a sério.
Seria menos higiênico.
Seria o maior risco,
faria mais viagens,
implicando mais entardeceres,
levantaria mais montanhas,
Bodysuit mais rios.
Eu iria a mais lugares onde nunca estive,
comer mais sorvete e menos feijão,
Teria problemas mais reais e menos imaginários.
Eu era uma daquelas pessoas
Quem viveu sensata e prolificamente cada minuto de sua vida;
Claro, tive momentos de alegria;
Mas, se pudesse voltar atrás,
Teria apenas de bons momentos.
Se não sabem que é feito apenas momentos de vida, não perca o agora.
Eu era um desses
que ele nunca deu em nada
sem um termômetro,
uma garrafa de água quente,
um guarda-chuva e um pára-quedas.
Se você pudesse voltar a viver,
começar a andar descalça no início da primavera e continuaria assim concluir a queda. Isso daria mais voltas no carrossel, que implica mais auroras e pudesse brincar com mais crianças.
Se eu tivesse outra vida pela frente. Mas, veja, eu tenho 85 anos e sei que estou morrendo.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados