Destaques do Levitico 21, 22, 23, 24

Destaques da Leitura da Bíblia ‒ Levitico 21, 22, 23, 24

Baixar as referências no arquivo PDF para PCs, Smartphones e Tablets ou impressão em formato de livreto

Baixar as referências no arquivo PDF para PCs, Smartphones e Tablets

Destaques do livro de Levítico 21-24


Levítico 21:1
*** w02 1/9 pp. 16-17 par. 15 “Nada lhes falava sem ilustração” ***
15 Outra coisa é notável na referência de Jesus à estrada que “descia de Jerusalém para Jericó”. Segundo a história, primeiro um sacerdote e depois um levita passaram pela estrada — embora nenhum deles tenha parado para ajudar a vítima. (Lucas 10:31, 32) Os sacerdotes serviam no templo em Jerusalém, e os levitas os auxiliavam. Muitos sacerdotes e levitas moravam em Jericó quando não trabalhavam no templo, pois Jericó ficava a apenas 23 quilômetros de Jerusalém. Portanto, sem dúvida, eles viajavam por essa estrada. Note também que o sacerdote e o levita seguiam a estrada descendo “de Jerusalém”, afastando-se assim do templo. De modo que ninguém poderia de direito justificar a indiferença desses homens por dizer: ‘Eles evitaram o homem ferido porque parecia estar morto, e tocar num cadáver os tornaria temporariamente impuros para servir no templo.’ (Levítico 21:1; Números 19:11, 16) Não é evidente que a ilustração de Jesus tratava de coisas familiares aos seus ouvintes?

Levítico 21:12.
2 No entanto, o que significa “dedicação” em sentido bíblico? “Dedicar” traduz um verbo hebraico que tem o sentido de “manter apartado (separado); estar apartado; recolher-se”. No Israel antigo, o Sumo Sacerdote Arão usava no seu turbante “o sinal sagrado de dedicação”, que era uma brilhante lâmina de ouro puro, com as palavras “Santidade pertence a Jeová”, em hebraico, gravadas nela. Isto servia de lembrete para o sumo sacerdote, de que tinha de evitar fazer algo que profanasse o santuário, “porque [havia] sobre ele o sinal de dedicação, o óleo de unção de seu Deus”. — Êxodo 29:6; 39:30; Levítico 21:12.

Levítico 22:17-20
*** w02 1/5 p. 13 Satisfazer os requisitos divinos magnifica a Jeová ***
Cada um tem de prestar contas
17 Os que viviam nos dias de Malaquias eram pessoalmente responsáveis pelos seus atos, e o mesmo se dá conosco. (Romanos 14:12; Gálatas 6:5) Concordemente, Malaquias 1:14 declara: “Maldito aquele que agir astutamente quando há na sua grei um animal macho [sem defeito] e ele fizer um voto e sacrificar a Jeová um que é ruim.” Quem tinha um rebanho não possuía apenas um animal — digamos uma só ovelha — de modo a não ter escolha. Na seleção de um animal para o sacrifício, não era obrigado a escolher um cego, aleijado ou doente. Se escolhesse tal animal defeituoso, mostraria que desprezava o arranjo sacrificial estabelecido por Jeová, porque se o homem tinha um rebanho, ele certamente podia achar um sem esses defeitos!
18 Portanto, foi com bons motivos que Jeová amaldiçoou aquele que agia astutamente, que tinha um animal macho apropriado, mas que levava — talvez arrastando — um animal cego, aleijado ou doente ao sacerdote para o sacrifício. No entanto, não há nenhum indício de que qualquer dos sacerdotes citasse a lei de Deus, de que animais defeituosos não eram aceitáveis. (Levítico 22:17-20) Os razoáveis sabiam que se teriam dado mal se tivessem tentado impingir tal presente ao seu governador. Na realidade, porém, estavam tratando com o Soberano Universal, Jeová, que é muitíssimo superior a qualquer governador humano. Malaquias 1:14 declara isso do seguinte modo: “‘Eu sou um grande Rei’, disse Jeová dos exércitos, ‘e meu nome inspirará temor entre as nações’.”

Levítico 22:19, 20
*** w08 15/12 p. 3 Por que manter a integridade? ***
O que é integridade?
4 Parece que muitos não têm uma boa noção sobre o que é integridade. Por exemplo, quando políticos se gabam de sua integridade, pelo visto eles geralmente se referem à honestidade. Essa qualidade é importante, mas é apenas parte da integridade. Conforme usado na Bíblia, integridade envolve plenitude moral, sanidade. Os termos hebraicos relacionados com “integridade” vêm de uma raiz que significa sadio, inteiro ou sem defeito. Um desses termos é usado com relação aos sacrifícios oferecidos a Jeová. Um animal oferecido em sacrifício só ganharia a aprovação divina se fosse sadio, ou sem defeito. (Leia Levítico 22:19, 20.) Jeová censurou fortemente os que desprezavam sua instrução por oferecer como sacrifício animais aleijados, doentes ou cegos. — Mal. 1:6-8.

Lev. 22:20-22
O ESPÍRITO POR TRÁS DOS SACRIFÍCIOS
6 Uma norma fundamental a respeito de qualquer animal que fosse oferecido em sacrifício a Jeová era ser “sadio” em todos os sentidos — não cego, ferido, deformado ou doente. (Lev. 22:20-22) Os frutos ou cereais que os israelitas ofereciam a Jeová tinham de ser as “primícias”, o “melhor” de suas colheitas. (Núm. 18:12, 29) Jeová não aceitava ofertas de segunda categoria. O importante requisito referente a sacrifícios de animais prefigurou que o sacrifício de Jesus seria sem mancha e imaculado. E que, para redimir a humanidade, Jeová ofereceria em sacrifício o que houvesse de melhor e de mais precioso aos seus olhos. — 1 Ped. 1:18, 19.
7 Será que uma pessoa realmente grata a Jeová por toda a sua bondade não teria prazer em oferecer em sacrifício o que tivesse de melhor? O tipo da oferta ficava a critério da pessoa. Mas ela sabia que Deus não se agradaria de uma oferta defeituosa, pois isso indicaria que para essa pessoa o sacrifício era mera formalidade ou até mesmo uma carga. (Leia Malaquias 1:6-8, 13.) Isso deve nos fazer refletir sobre o nosso serviço a Deus: ‘Com que disposição sirvo a Jeová? Seria apropriado eu rever a qualidade e as motivações do meu serviço?’

Lev. 22:29
*** w11 15/2 p. 15 A aprovação de Deus resulta em vida eterna ***
Sacrifícios que Deus aprova
11 Sob o pacto da Lei, para ter o Seu favor, o povo de Deus lhe oferecia sacrifícios aceitáveis. “Caso ofereçais a Jeová um sacrifício de participação em comum”, diz Levítico 19:5, “deveis sacrificá-lo para ganhar aprovação para vós”. Nesse mesmo livro bíblico lemos também: “Caso ofereçais um sacrifício de agradecimento a Jeová, deveis sacrificá-lo para ganhar aprovação para vós.” (Lev. 22:29) Quando os israelitas ofereciam sacrifícios animais adequados no altar de Jeová, a fumaça que subia era como “cheiro repousante” para o Deus verdadeiro. (Lev. 1:9, 13) Essas expressões de amor de seu povo ‘acalmavam’ e ‘reanimavam’ a Deus. (Gên. 8:21, nota) Nesses aspectos da Lei encontramos um princípio que se aplica nos nossos dias. Pessoas que oferecem sacrifícios aceitáveis a Jeová ganham a sua aprovação. Que sacrifícios ele aceita? Considere dois aspectos da vida: nossa conduta e nosso modo de falar.

Levítico 23:2, 3, 36, 37
*** w06 1/11 p. 27 par. 3 Mostremos respeito por nossas reuniões sagradas ***
3 Os israelitas se reuniam regularmente para adorar a Jeová e para escutar a leitura de sua Lei. Certos dias das festividades que eles realizavam eram chamados de santos congressos ou assembléias solenes, indicando a natureza sagrada dessas reuniões. (Levítico 23:2, 3, 36, 37) Numa assembléia pública nos dias de Esdras e Neemias, os levitas ‘explicaram a lei ao povo’. Visto que “todo o povo estava chorando ao ouvir as palavras da lei”, os levitas ‘ordenaram a todo o povo que ficasse quieto, dizendo: “Ficai calados! Pois este dia é santo.”’ Então, os israelitas celebraram a Festividade das Barracas, de sete dias, com “muitíssima alegria”. Além disso, “de dia em dia lia-se alto a lei do verdadeiro Deus, desde o primeiro dia até o último dia; e prosseguiram celebrando a festividade por sete dias, e no oitavo dia houve uma assembléia solene, segundo a regra”. (Neemias 8:7-11, 17, 18) Essas ocasiões eram de fato santas, e esperava-se que as pessoas que assistiam a elas prestassem atenção de forma respeitosa.

Levítico 23:4-44
*** w05 15/5 p. 23 par. 14 Conheça os caminhos de Jeová ***
14 Dê prioridade a assuntos espirituais. A nação de Israel não devia permitir que a satisfação das necessidades materiais reduzisse ou eliminasse as atividades espirituais. A vida dos israelitas não devia ser dedicada exclusivamente às atividades do dia-a-dia. Jeová reservou em cada semana um tempo que considerou sagrado, usado apenas para atividades relacionadas com a adoração do verdadeiro Deus. (Êxodo 35:1-3; Números 15:32-36) Devia-se reservar todos os anos tempo adicional específico para congressos santos. (Levítico 23:4-44) O objetivo era fornecer-lhes oportunidades para relembrar os poderosos atos de Jeová, recordar o proceder dele e demonstrar-lhe gratidão por toda a sua bondade. Ao demonstrar sua devoção a Jeová, as pessoas desenvolveriam temor piedoso e amor, além de serem ajudadas a andar nos caminhos dele. (Deuteronômio 10:12, 13) Os princípios sadios incluídos nessas instruções beneficiam hoje os servos de Jeová. — Hebreus 10:24, 25.

Levítico 23:5
*** w03 15/2 p. 14 par. 10 Por que celebrar a Refeição Noturna do Senhor? ***
10 Deve a morte de Jesus ser celebrada mensal, semanal ou mesmo diariamente? Não. Jesus instituiu a Refeição Noturna do Senhor e foi morto no dia da Páscoa, celebrada como “recordação” do livramento de Israel da servidão egípcia em 1513 AEC. (Êxodo 12:14) A Páscoa era realizada apenas uma vez por ano, no dia 14 do mês judaico de nisã. (Êxodo 12:1-6; Levítico 23:5) Isso indica que a morte de Jesus deve ser celebrada com a mesma freqüência da Páscoa — anualmente — não mensal, semanal ou diariamente.

Levítico 23:6-14
*** w07 1/1 p. 21 “Tens de ficar de todo alegre” ***
‘As primícias dos mortos’
5 No terceiro dia, Jesus foi trazido de volta à vida a fim de apresentar ao Pai o valor do seu sacrifício. (Hebreus 9:24) Sua ressurreição foi prefigurada durante outra festividade. O dia após 14 de nisã marcava o começo da Festividade dos Pães Não-Fermentados. No dia seguinte, 16 de nisã, os israelitas traziam um feixe das primícias da colheita da cevada, a primeira colheita do ano em Israel, para o sacerdote mover para lá e para cá perante Jeová. (Levítico 23:6-14) Foi muito apropriado que no ano 33 EC, exatamente no dia 16 de nisã, Jeová tenha frustrado os esforços malignos de Satanás de silenciar para sempre sua “testemunha fiel e verdadeira”. Naquele dia, Jeová ressuscitou Jesus dos mortos para uma vida espiritual imortal. — Revelação (Apocalipse) 3:14; 1 Pedro 3:18.
6 Jesus tornou-se “as primícias dos que adormeceram na morte”. (1 Coríntios 15:20) Diferentemente dos que haviam sido ressuscitados antes, ele não voltou a morrer. Em vez disso, ele subiu ao céu para ficar à direita de Jeová, onde esperou até ser empossado Rei do Reino celestial de Jeová. (Salmo 110:1; Atos 2:32, 33; Hebreus 10:12,13) Desde que foi entronizado, Jesus está em condições de machucar de modo definitivo a cabeça do grande inimigo, Satanás, e de destruir seu descendente. — Revelação 11:15, 18; 20:1-3, 10.

Levítico 23:9-14
*** w00 15/7 pp. 13-14 É certa a esperança da ressurreição! ***
Testemunho da Lei e dos Salmos
17 A esperança da ressurreição que Paulo tinha estava em harmonia com “coisas expostas na Lei”. Deus disse aos israelitas: “Tereis de trazer ao sacerdote um molho das primícias da vossa colheita. E [em 16 de nisã] ele terá de mover o molho para lá e para cá perante Jeová, a fim de ganhar aprovação para vós.” (Levítico 23:9-14) Talvez pensando nesta lei, Paulo escreveu: “Cristo tem sido levantado dentre os mortos, as primícias dos que adormeceram na morte.” Jesus, como “as primícias”, foi ressuscitado em 16 de nisã de 33 EC. Mais tarde, durante a sua presença, haveria uma ressurreição de ‘frutos posteriores’ — seus seguidores ungidos com o espírito. — 1 Coríntios 15:20-23; 2 Coríntios 1:21; 1 João 2:20, 27.

Levítico 23:16, 17, 20
*** w07 1/1 p. 21 “Tens de ficar de todo alegre” ***
Mais membros que compõem o Descendente de Abraão
7 Jesus era o Descendente prometido no Éden e aquele por meio de quem Jeová ia “desfazer as obras do Diabo”. (1 João 3:8) No entanto, quando Jeová falou com Abraão, Ele indicou que o “descendente” dele seria composto de mais do que apenas uma pessoa. Seria “como as estrelas dos céus e como os grãos de areia que há à beira do mar”. (Gênesis 22:17) O aparecimento de outros membros do “descendente” foi prefigurado por ainda outra festividade alegre. Cinqüenta dias após 16 de nisã, Israel celebrava a Festividade das Semanas. A Lei a respeito disso declara: “Deveis contar até o dia depois do sétimo sábado, cinqüenta dias, e tendes de apresentar uma nova oferta de cereais a Jeová. Dos vossos lugares de morada deveis trazer dois pães como oferta movida. Devem mostrar ser de dois décimos de um efa de flor de farinha. Devem ser cozidos levedados, como primeiros frutos maduros para Jeová.” — Levítico 23:16, 17, 20.

Levítico 23:34-43
*** w07 1/1 pp. 23-24 “Tens de ficar de todo alegre” ***
Alegria diante de Jeová
14 Depois do Dia da Expiação, os israelitas celebravam a Festividade das Barracas, a mais alegre do ano judaico. (Levítico 23:34-43) Aquela festividade era realizada do dia 15 ao dia 21 de etanim e terminava com uma assembléia solene no dia 22. Marcava o fim da colheita e era uma época de agradecimentos pela grande bondade de Deus. Por esse motivo, Jeová ordenou aos que participavam da celebração: “Jeová, teu Deus, te abençoará em todos os teus produtos e em todo ato da tua mão, e tens de ficar de todo alegre.” (Deuteronômio 16:15) Aquela deve ter sido uma época muito feliz.
15 Durante aquela festividade, os israelitas moravam em barracas por sete dias. Eles eram assim lembrados de que no passado haviam morado em barracas no deserto. A festividade lhes dava ampla oportunidade de refletir no cuidado paterno de Jeová. (Deuteronômio 8:15, 16) E visto que todos, tanto ricos como pobres, moravam em barracas similares, os israelitas eram lembrados de que, em relação à festividade, todos eram iguais. — Neemias 8:14-16.

Levítico 24:20
*** w09 1/9 p. 22 Como lidar com ofensas ***
“Olho por olho”
Algumas pessoas recorrem à Bíblia para justificar suas atitudes vingativas. Elas dizem: “Mas a Bíblia não fala de ‘olho por olho, dente por dente’?” (Levítico 24:20) À primeira vista, a lei de “olho por olho” parece incentivar a vingança. Mas na verdade ela servia para evitar atos injustificados de vingança. Como assim?
Caso um israelita agredisse outro israelita a ponto de este ficar cego de um olho, a Lei previa uma punição justa. No entanto, não cabia à vítima tomar a iniciativa de punir o agressor ou outra pessoa de sua família. A Lei exigia que o caso fosse apresentado às autoridades competentes — os juízes designados. Assim, o assunto seria resolvido da forma correta. O povo sabia que quem cometesse deliberadamente um ato criminoso ou violento contra outra pessoa poderia receber uma punição correspondente. Isso servia como forte restrição. Mas havia mais coisas envolvidas nesse assunto.

Levítico 24:5-9
8 Revelação 21:4 indicou que não haverá mais morte. O texto no capítulo 66 de Isaías concorda com isso. Podemos notar no versículo 22 que Jeová sabe que os novos céus e a nova terra não serão temporários, de duração limitada. Além disso, os do povo dele perdurarão; “ficarão postos” diante dele. Aquilo que Deus já fez para os do seu povo escolhido nos dá motivos para ter confiança. Os verdadeiros cristãos têm sofrido feroz perseguição, até mesmo esforços fanáticos para eliminá-los. (João 16:2; Atos 8:1) No entanto, mesmo inimigos poderosos do povo de Deus, tais como o imperador romano Nero e Adolf Hitler, não conseguiram eliminar os que são leais a Deus e levam o nome dele. Jeová tem preservado a congregação do seu povo, e podemos ter certeza de que ele pode mantê-la firme para sempre.
9 De modo similar, os fiéis a Deus, como parte da nova terra, a sociedade dos verdadeiros adoradores no novo mundo, ficarão postos individualmente porque prestarão adoração pura ao Criador de todas as coisas. Esta não será uma adoração ocasional ou casual. A Lei de Deus, dada a Israel por meio de Moisés, exigiu cada mês certos atos de adoração, marcados pela lua nova, e cada semana, marcados pelo sábado. (Levítico 24:5-9; Números 10:10; 28:9, 10; 2 Crônicas 2:4) De modo que Isaías indica uma adoração regular e contínua de Deus, semana após semana e mês após mês. Não mais existirão ateísmo e hipocrisia religiosa. “Toda a carne [chegará] para se curvar diante de” Jeová.

Levítico 24:14
*** w11 1/4 p. 22 O julgamento mais injusto da história ***
[Quadro na página 22]
O sangue recaía sobre as testemunhas
O seguinte alerta sobre o valor da vida era dado pelos tribunais judaicos às testemunhas em casos passíveis de pena de morte antes de elas fornecerem provas:
“Talvez vocês tenham a intenção de testemunhar com base em suposições, boatos ou no que uma testemunha disse para outra; ou pode ser que estejam pensando: ‘Ouvimos isso de uma fonte confiável.’ Ou talvez não saibam que no final nós vamos interrogá-los usando testes de interrogatório e investigação apropriados. Fiquem sabendo que as leis que regem um julgamento em casos de propriedade são diferentes das leis que regem um julgamento em casos passíveis de pena de morte. No caso de um julgamento envolvendo propriedade, a pessoa paga uma quantia e obtém livramento para si mesma. Nos casos passíveis de pena de morte, o sangue [do acusado] e o sangue de todos os filhos que ele [aquele que foi injustamente condenado] viesse a ter recairão sobre ele [aquele que dá falso testemunho] até o fim dos tempos.” — Talmude Babilônico, Sinédrio, 37a.
Se o réu fosse condenado, as testemunhas tinham de agir como executores. — Levítico 24:14; Deuteronômio 17:6, 7.

Referências consultadas em: Watchtower Library 2013 CD‒ROM

Baixar as referências no arquivo PDF para PCs, Smartphones e Tablets

Baixar as referências no arquivo PDF para PCs, Smartphones e Tablets

Conteúdos Recomendados