Espelho

Parábolas e Ilustrações para Valores na Educação

Índice Ilustrações e parábolas

Um rico comerciante foi ao seu confessor. Sentia-me triste, sinto muito, cheio de angústia.
-Não sei o que é o que está acontecendo comigo. Eu tenho tudo que eu sempre quis, mas eu não estou feliz.
O Confessor, que era um homem muito sábio, não disse nada, mas, levou-o à frente de uma janela e pediu-lhe para olhar através dos óculos e diga o que viu.
-Eu vejo casas, pessoas, crianças brincando...
O Confessor foi então o comerciante contra um espelho.
-Que vês agora? -perguntou
-Eu me vejo.
-O mesmo copo, coberto com prata, fazer com que você não vê a realidade, mas você se vê. Será que seu negócio e sua perseguição do dinheiro não permite ver os outros, porque só tem olhos para si mesmo?
Eu vi três pássaros na frente, girando lentamente em círculos grandes, a perfeita e sincronizada de movimentos de seis asas, enquanto momentaneamente refletido o sol nascente e voou, desaparecendo na distância. Se eu fosse ornitólogo, identificou as criatura alada pelo nome e explica-lhes a sua origem e costumes. Se ele tivesse visto com os olhos de quem a prever o tempo, prometendo presságios de chuva, tempestade ou acalmar e eles relataram histórias antigas para justificar minhas previsões. Como um filósofo, disertaría sobre o mistério da vida e as múltiplas formas de existência. Mas como eu não sou nada assim, eu vi três belas aves brancas desfrutar a plenitude da manhã.
"Era uma vez um mestre implacável. Ele cortou uma linda flor do campo e tornou-se epetulia sighilattai. Estudantes, com o coração partido, estudaram amargamente". Há muitas coisas que não nos permitem ver a realidade e não nos deixa ver os outros: preconceito, riquezas, poder e o desejo de Excel, considere a mesmos mais do que outros, os títulos... Freqüentemente, muitos estudos e suposta sabedoria não deixa-nos ver a beleza, o mistério, o concreto de cada uma das faces estudantes. Alguns usam graus, diplomas e cursos de pós-graduação como uma espécie de pedestal para elevar acima dos outros, de me afastar de seus colegas e alunos, a partir da altura da sua suposta superioridade jogando uma palavra cada vez mais distante e incompreensível. Novos títulos na qualidade da educação só podem ser testados em uma atitude de maior proximidade com os alunos, em uma vontade de vê-los como eles são para melhor ajudá-los e servi-los.
Enquanto é verdade que nós sempre deve formar-nos, não confundimos pode estuda conosco para estar formando. Há pessoas que estudos brutalizá-los cada vez mais em que eles enchem-se e impedi-los de ver seus alunos, suas famílias, o mundo e os problemas. Formação genuína envolve uma transformação contínua, o crescimento no Interior e na capacidade para ensinar melhor. Nada usar graus e diplomas, se eles nos fazem melhor: melhor as pessoas e os melhores professores.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados