Diamante

Parábolas e Ilustrações para Valores na Educação

Índice Ilustrações e parábolas

Há um belo conto hindu de um peregrino que ia passar a noite debaixo de uma árvore em uma floresta perto da aldeia. Nas profundezas das trevas, como foi fechado sem lua ou estrelas à noite, ele ouviu alguém gritando-lhe:
-Pedra! Pedra!, dá-me a pedra preciosa, peregrino de Shiva.
O homem levantou-se, aproximou-se do homem que gritou-lhe e disse-lhe:
-O que de pedra como, irmão?
-Ontem à noite - disse-lhe o homem com a voz agitada...-eu tive um sonho em que Deus Shiva me disse que se eu vim aqui hoje à noite que ele iria encontrar um peregrino que me daria uma pedra preciosa que rico me faria para sempre.
O peregrino encontrou no saco dele e deu-lhe o pedra dizendo:
-Encontrei-o em uma floresta perto do rio. Você pode ficar com ela.
O estranho pegou a pedra e partiu para sua casa. Quando você chegar; Ele abriu a mão, olhou para a pedra e viu que era um diamante enorme. Durante a noite eu não conseguia dormir de emoção. Ele deu voltas e voltas na cama sem conciliar o sono do poder. Rosa com o amanhecer, ele voltou para o lugar onde os peregrinos deixou e disse:
-Dá-me, por favor, a riqueza que permite que você solte tão facilmente de um diamante.
A verdadeira riqueza não consiste em empilhar as coisas, mas em tornar-se separada da-los. Anos atrás que Gabriel Marcel queixou-se que nossa civilização ensina-na tomar o controle das coisas, quando ele deve começar na arte de livrar deles, porque não existe vida sem aprendizagem de desapossamento da liberdade ou real.
Nos momentos em que prevalece a cultura do ter, a fingir e consumindo e egoísmo de presentes como um valor fundamental, nós deve cultivar por palavra e exemplo o valor de desprendimento e generosidade. Leve a vida como um serviço pode ser a chave para encontrar significado e realização. Isto é o que aconteceu com a vela do homem que compreendeu a sua missão de dar nascimento, venceu as trevas e a luz da vida era suposto se desgastam e derreter na entrega.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados