A ostra Perola

Parábolas e Ilustrações para Valores na Educação

Índice Ilustrações e parábolas

Marina era uma ostra real. Um caracol rastejando, não um ser viver profundamente. Como todos da sua raça, ele tinha procurado um fundo do poço para firmemente segurá-lo. Quando conseguiu, acreditava ter encontrado seu destino claro, permitindo-lhe viver sem problemas sua existência de ostra. Vive uma vida pacífica e feliz sem contratempos especiais um.
Mas Deus tinham definir suas vistas sobre Marina e tinham escolhido para torná-lo especialmente valioso. Um dia, Deus estabeleceu-se em Marina seu grão de areia. Literalmente: um grão de areia. Foi durante uma tempestade de profundidade. Aqueles que quase não causam ondas na superfície, mas remover o fundo dos oceanos.
Quando o grão de areia caiu na ostra, Marina foi fechada violentamente, como fazia sempre que algo estranho se aproximou dela. Isto é as ostras de modo usado para alimentar: tudo o que entra em sua vida é retida, se desintegrou e assimilado. Se o objeto estranho não é digerível expulsaram para fora.
Mas Marina, mesmo que se esforçou, poderia não digerir ou expulsar que grão de areia que estava afundando-o mais profundo em sua carne. A dor era insuportável. Tentando pensar em outras coisas, esquecer a dor, mas não consegui. Ele era sempre lá, ocupando o lugar de sua existência, como se sua vida tornou-se uma dor.
Qualquer um teria pensado que a única maneira dela restante marinha estava lutando desesperadamente a dor, rodeá-lo com o pus de amargura, viver amargo, sempre reclamando, fazendo a própria vida e as vidas daqueles que estavam com ela.
Mas as ostras têm a qualidade extraordinária de produzir substâncias sólidas. Esta qualidade é normalmente dedicada para fabricar uma defensiva, acidentada do lado de fora e Lisa por dentro shell. Mas Marina dedicada ao fabrico de uma pérola. Lentamente e com o melhor de si mesmo, foi em torno de dois centavos de sua dor e seu próximo nuclear começou uma linda pérola. Tornou-se esta tarefa na ilusão, na missão. Não mais dor se importava porque era a fonte da sua esperança e o sonho dele.
Muitos anos após a morte de Marina, caiu alguns mergulhadores no fundo do mar. Quando trouxeram-para a superfície, encontraram nela mais linda que pérola já tinha visto. Para vê-la brilhar com todas as cores do céu e do mar, ninguém duvidou a coisa valiosa que tinha sofrida da vida marinha
(Versão gratuita de um texto de Mamerto Menapace).
Vamos lembra também a história dessas duas sementes que foram abandonadas no sulco. «Quero crescer – disse o primeiro - quero minhas raízes penetrar profundamente no solo e que meus filhos quebraram a crosta da terra que tenho no ar.» Quero implantar meus rebentos macios como sinalizadores e anunciar a chegada da primavera com os meus braços... Eu quero sentir o calor do sol e o frescor do orvalho na minha cara. Eu quero viver e dar vida.
Então cresceu.
A segunda semente disse: «eu tenho muito medo. Se eu deixar as minhas raízes descer, eu não sei o que eu vou encontrar no escuro. Quando eu abrir o meu caminho através do solo, machuquei meus membros frágeis, você vai me castigar o vento, o fogo do sol vai me machucar e alguém pode pisar em mim ou me iniciar. Eu vou estar tranquila, amontoados no calor do sulco, até ver mais claramente o que fazer»
Então ele esperou.
Alguns pássaros, começou a procurar comida, e um deles achei é a semente que era esperada e engoliu.
Dentre as principais falhas do sistema de educação atual é que ele negligenciou a formação da vontade e a capacidade de risco. Vivemos em uma cultura hedonista, vaidosa, sentimental, que evita o esforço, sacrifício, a maturidade de si mesmo. Tudo o que não produz prazer ou gratificação imediata é rejeitado por inútil. É por isso que nós estamos levantando as gerações de jovens, superficiais, incapazes de esforços sustentados, presa fácil dos traficantes e comerciantes que louvar o seu ego e domar sua rebeldia para tornar-se meros consumidores.
Uma educação que resgate o esforço e o valor de expiração é urgente. Eles são tempestades e ventos fortes que formam os melhores marinheiros. «Se o grão de trigo não morre, que dá frutos...» Uma vida excessivamente fácil gera frágil, para derrotar qualquer dificuldade ou problema. Grandes homens fez a sua vida em sacrifício, finalizou sua vontade no prazo, levantaram-se e voltou a aumentar em suas quedas. A grande cientista Pasteur sofreu um derrame que o deixou quase inválido, superar esse problema com determinação, continuou trabalhando e pesquisando por 28 anos. A vacina descoberta foi mais devido a sua tenacidade e esforço de inteligência. Milton estava cego e deu a seus filhos seu trabalho «Paraíso perdido» cimeira. Demóstenes travou e curvou-se a voz dele, tornando-se seixos na boca e exercitando sua oratória contra um mar bravo. Assim, tornou-se o melhor orador da antiguidade.
É o que ele disse Bolívar: «arte batida aprendi com as dificuldades». Para que as escolas tornam-se homens e mulheres responsáveis pelas forjas, livre e generoso, eles devem incluir na sua proposta educacional o exercício contínuo da maturidade de si mesmos. Querendo estudantes não mimá-los ou cafetão-los, mas incentivá-los a dar o melhor de si, para empreender a luta diária contra a preguiça e egoísmo que aprisioná-los no chão e impedir que levantam suas asas em um vôo de liberdade. Daí a importância de atividades como esporte, os retiros, caminhadas... tão apropriado para forjar o coração e determinação, esforço e maturidade, aprendendo a exercer.
Ensinamos nossos jovens a ser forte, sem perder a ternura e a compaixão.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados