O melhor presente

Parábolas e Ilustrações para Valores na Educação

Índice Ilustrações e parábolas

Pouco dás quando dás de tuas posses. É quando você, quando realmente dar-lhe as regras.
Khalil Gibran
Era uma vez um rei sábio e amado, que estava muito interessado em seu povo e só queria o melhor para ele. As pessoas sabiam que o rei tinha interesse pessoal em seus assuntos e tentar entender como suas decisões - o rei - afetado-los. Periodicamente, o monarca disfarçado é e andava pelas ruas com a intenção de olhar a vida do ponto de vista deles.
Um dia ele se disfarçou como um pobre aldeão e visitou os banhos públicos. Havia muitas pessoas que apreciaram o companheirismo e relaxamento. Em uma caldeira no porão eles aquecida a água para os banhos, e um homem foi o responsável por mantê-lo em uma temperatura agradável. O rei virou-se para a cave para visitar a pessoa que assisti incansavelmente o fogo.
Ambos partilharam uma refeição e o Rei ofereceu sua amizade para este homem solitário. Dia após dia, semana após semana, o rei visitou comissionado para controlar o fogo. O homem no porão imediatamente simpatizava com o estranho visitante, porque ele desceu para o porão, onde ele estava. Ninguém mais tinha mostrado muito interesse ou preocupação sobre isso.
Um dia o rei revelou sua verdadeira identidade ao seu amigo. Foi uma jogada arriscada, que temia que o homem pediu favores especiais ou um presente. Por outro lado, o novo amigo do Rei olhou-o nos olhos e disse: "você deixou seu palácio confortável para visitar-me neste porão sujo e quente. Você comeu a minha comida e você mostrou interesse genuíno no que acontece comigo. Talvez outras pessoas deram-lhes presentes caros, mas para mim, me deram o melhor presente de todos. Deu-me a regajo de si mesmo"
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados