Nós decidimos como nos sentimos

Parábolas e Ilustrações para Valores na Educação

Índice Ilustrações e parábolas

Este é um excelente exemplo do que chamamos acima de autogestão.
Havia um muito empenhada e rigoroso, Professor, também conhecido por seus alunos como um homem justo e abrangente. Um dia de verão no final da classe enquanto organizando documentos sobre a mesa, um de seus alunos foi abordado e em forma desafiante disse:
-Professor, o que estamos contente de ter terminado o curso é que não preciso mais ouvir suas besteiras e eu descansar para ver que cara chata.
O aluno estava ereto e arrogante, aguardar que o mestre esteja subseqüente ofendido e descontrolada. O Professor olhou para ele por um instante e perguntou calmamente:
-Quando alguém lhe oferece algo que você não quer, você recebê-lo?
O estudante foi surpreendido pelo calor da pergunta surpresa e não viu outra saída essa resposta:
-Claro que disse não, apreensivo e em forma de frio.
-Bem - continuou o mestre, quando alguém tenta me ofender ou me diz uma coisa desagradável, está me oferecendo algo (no caso uma emoção de raiva e ressentimento) que eu possa decidir não aceitar,
-Não entendo o que significa - respondeu o aluno confuso.
-Muito simples - disse o Professor, você está me oferecendo a raiva e o desprezo e se eu me sinto ofendido ou fico com raiva eu vou aceitar seu dom e eu, meu amigo, eu prefiro realmente dá-me serenidade.
Em seguida, acrescentou:
-Rapaz, sua raiva vai passar, mas não tente deixá-lo comigo, porque eu não quero mantê-lo. Eu não posso controlar o que você carrega no seu coração, mas de mim depende do que eu cobro na minha.
Todos os dias, em todos os momentos, um podem escolher as emoções ou sentimentos que querem em seu coração. Aqueles que você escolher, você vai tê-los com você, até você decidir alterá-las, alternativas que nos dá a vida são tão amplas quanto perturbar-nos ou ser feliz.
Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados