Destaques do Números 33, 34, 35, 36

Destaques da Leitura da Bíblia ‒ Números 33, 34, 35, 36

Baixar arquivo no PDF para Laptops, Tablets e Mobile

Baixar arquivo no PDF para Laptops, Tablets e Mobile

*** w11 1/6 pp. 21-22 Quando a Bíblia foi escrita? ***
Os primeiros livros da Bíblia foram escritos em material perecível. Assim, não é realístico esperar que os escritos originais ou cópias antigas da época de Moisés, Josué, Samuel ou Davi sejam encontrados algum dia. No entanto, é possível estudar evidências históricas indiretas que mostram que é razoável aceitar as datas que a Bíblia indica. Vários eruditos e arqueólogos conceituados fazem isso. Que informações obtemos dessas evidências? Veja alguns exemplos.
▪ Será que já havia literatura escrita uns 3.500 anos atrás no Oriente Médio antigo, na época em que, segundo a Bíblia, Moisés e Josué viveram? Na Mesopotâmia e no Egito antigos produziram-se textos históricos, religiosos, jurídicos e literários. Que dizer dos textos que Moisés e outros israelitas escreveram? O Dictionary of the Old Testament: Pentateuch (Dicionário do Velho Testamento: Pentateuco) responde: “Não há motivos para duvidar da existência de material escrito na terra de Canaã do fim da Idade do Bronze [cerca de 1550 a 1200 AEC].” E acrescenta: “Do ponto de vista das práticas antigas de escrita, não há razão para se pensar que os textos atribuídos a Moisés não tenham sido escritos por ele, nem que boa parte dos outros textos não tenham sido escritos na época indicada.” — Êxodo 17:14; 24:4; 34:27, 28; Números 33:2; Deuteronômio 31:24.

*** w01 15/11 p. 13 par. 17 Jeová mostra-nos como contar os nossos dias ***
17 Referente à duração da vida de humanos imperfeitos, o salmista diz: “Os dias dos nossos anos são em si mesmos setenta anos; e se por motivo de potência especial são oitenta anos, mesmo assim a sua insistência é em desgraça e em coisas prejudiciais; pois tem de passar depressa, e lá saímos voando.” (Salmo 90:10) As pessoas em geral vivem 70 anos, e Calebe citou a sua força incomum quando tinha 85 anos. Tem havido exceções, tais como Arão (123), Moisés (120) e Josué (110). (Números 33:39; Deuteronômio 34:7; Josué 14:6, 10, 11; 24:29) Mas a respeito da geração sem fé que saiu do Egito, os registrados como tendo 20 anos de idade ou mais morreram dentro de 40 anos. (Números 14:29-34) Atualmente, em muitos países, a duração da vida humana em geral continua dentro dos limites mencionados pelo salmista. Nossos anos estão cheios de ‘desgraça e de coisas prejudiciais’. Passam rapidamente “e lá saímos voando”. — Jó 14:1, 2.

*** w10 1/8 p. 23 Você Sabia? ***
O que eram os “altos” mencionados muitas vezes nas Escrituras Hebraicas?
▪ Quando os israelitas estavam para entrar na Terra Prometida, Jeová lhes disse para eliminar todos os locais de adoração dos cananeus que viviam ali. Deus ordenou: “Tendes de . . . destruir todas as suas figuras de pedra, e deveis destruir todas as suas imagens fundidas de metal, e deveis aniquilar todos os seus altos sagrados.” (Números 33:52) Esses centros de adoração falsa talvez tenham sido locais ao ar livre no alto de colinas ou plataformas construídas em outros locais, como debaixo de árvores ou em cidades. (1 Reis 14:23; 2 Reis 17:29; Ezequiel 6:3) Neles podia haver altares, postes ou colunas sagradas, imagens, incensários e outros objetos usados para adoração.
Antes da construção do templo em Jerusalém, os israelitas adoravam a Jeová em locais aprovados por ele, chamados nas Escrituras de altos. Samuel, profeta de Deus, ofereceu sacrifícios no “alto” em certa cidade na terra de Zufe. (1 Samuel 9:11-14) Depois da construção do templo, porém, vários reis que foram fiéis a Jeová tentaram eliminar os “altos” que havia no país. — 2 Reis 21:3; 23:5-8, 15-20; 2 Crônicas 17:1, 6.

*** cl cap. 6 pp. 62-63 par. 12 Poder de destruição — “Jeová é pessoa varonil de guerra” ***
12 A situação era similar no caso da condenação divina dos cananeus. Jeová havia revelado que Abraão teria um “descendente”, por meio do qual todas as famílias da Terra abençoariam a si mesmas. Em harmonia com esse propósito, Deus decretou que a descendência de Abraão receberia a terra de Canaã, que era habitada por um povo chamado de amorreus. Que justificativa Deus teria para expulsar essas pessoas de sua terra? Jeová predisse que a expulsão só ocorreria depois de uns 400 anos — só depois de ‘se completar o erro dos amorreus’. (Gênesis 12:1-3; 13:14, 15; 15:13, 16; 22:18) Nesse período, aquele povo se afundou cada vez mais na corrupção moral. Canaã tornou-se uma terra de idolatria, derramamento de sangue e práticas sexuais degradantes. (Êxodo 23:24; 34:12, 13; Números 33:52) Os habitantes do país até mesmo matavam crianças em fogos sacrificiais. Poderia um Deus santo expor seu povo a tais perversidades? Não! Ele declarou: “A terra é impura e eu trarei sobre ela punição pelo seu erro, e a terra vomitará os seus habitantes.” (Levítico 18:21-25) Mas Jeová não executou as pessoas indiscriminadamente. Cananeus de índole justa, como Raabe e os gibeonitas, foram poupados. — Josué 6:25; 9:3-27.

*** w11 15/9 p. 7 pars. 1-2 Jeová é minha herança ***
DEPOIS de os israelitas terem conquistado grande parte da Terra Prometida, Josué providenciou a repartição das terras por meio de sortes. Fez isso junto com o Sumo Sacerdote Eleazar e chefes das tribos. (Núm. 34:13-29) Os levitas não receberiam uma herança de terra como as outras tribos. (Jos. 14:1-5) Por que os levitas não tinham território tribal, ou quinhão, na Terra Prometida? Foram excluídos?
2 A resposta está nas palavras de Jeová aos levitas. Destacando o fato de que não estavam sendo abandonados, ele lhes disse: “Eu sou teu quinhão e tua herança no meio dos filhos de Israel.” (Núm. 18:20) Que forte garantia: ‘Eu sou tua herança’! Como se sentiria se Jeová dissesse isso a você? A sua primeira reação talvez fosse: ‘Será que mereço essa garantia do Todo-Poderoso?’ Ou talvez se perguntasse: ‘Pode Jeová realmente ser hoje em dia o quinhão, ou herança, de um cristão imperfeito?’ Essas perguntas envolvem você e as pessoas que você ama. Vejamos então o que significa essa declaração divina. Assim entenderemos como Jeová pode ser a herança de cristãos hoje em dia. Mais especificamente, ele pode ser sua herança, quer sua esperança seja viver no céu, quer numa Terra paradísica.

*** w08 15/2 pp. 4-5 par. 10 Mantenhamos a Jeová constantemente diante de nós ***
10 As filhas de Zelofeade acreditavam que tudo daria certo se obedecessem a Deus. “Assim como Jeová mandara a Moisés, assim fizeram as filhas de Zelofeade”, diz a Bíblia. “Concordemente, Maala, Tirza, e Hogla, e Milca, e Noa, as filhas de Zelofeade, tornaram-se esposas de filhos dos irmãos de seu pai. Tornaram-se esposas de alguém das famílias dos filhos de Manassés, filho de José, para que a sua herança continuasse na tribo da família de seu pai.” (Núm. 36:10-12) Essas mulheres obedientes fizeram o que Jeová mandara. (Jos. 17:3, 4) Com fé similar, cristãos solteiros espiritualmente maduros obedecem a Deus por se casarem “somente no Senhor”. — 1 Cor. 7:39.

*** w08 15/8 p. 5 par. 12 Jeová não abandonará aqueles que lhe são leais ***
12 O que fariam agora os leais a Deus no reino ao norte? Assim como seus fiéis antepassados, os levitas que viviam nas cidades que lhes haviam sido dadas no reino ao norte reagiram sem perda de tempo. (Êxo. 32:26-28; Núm. 35:6-8; Deut. 33:8, 9) Deixando para trás sua herança, eles se mudaram com suas famílias para Judá, no sul, onde poderiam continuar a adorar a Jeová sem interferência. (2 Crô. 11:13, 14) Outros israelitas, que moravam temporariamente em Judá, decidiram permanecer ali em vez de voltar para seu lugar de origem. (2 Crô. 10:17) Jeová cuidou de que o caminho de volta à adoração verdadeira permanecesse aberto de modo que, em gerações futuras, outros do reino ao norte pudessem abandonar a adoração de bezerros e retornar a Judá. — 2 Crô. 15:9-15.

*** w11 15/9 p. 8 par. 6 Jeová é minha herança ***
6 Talvez se pergunte: ‘Se os levitas não receberam uma designação de terra, onde moravam?’ Deus proveu para eles. Deu-lhes 48 cidades junto com seus pastios ao redor. Entre essas, as seis cidades de refúgio. (Núm. 35:6-8) Assim, os levitas tinham onde morar quando não estavam a serviço no santuário de Deus. Jeová fez fartas provisões para os que se colocaram a Seu serviço. Obviamente, os levitas podiam mostrar que Jeová era sua herança por confiarem na Sua disposição e capacidade de lhes prover o necessário.

*** w06 15/5 pp. 23-24 par. 11 Está preparado para a sobrevivência? ***
11 Para sobrevivermos ao fim do atual sistema mundial, temos de fazer mais do que crer que ele será destruído. Temos de exercer fé, aproveitando bem as provisões de Deus para a sobrevivência. Naturalmente, é preciso também ter fé no sacrifício de resgate do Filho de Deus, Jesus Cristo. (João 3:16, 36) Mas faremos bem em ter em mente que apenas os que estavam dentro da arca de Noé sobreviveram ao Dilúvio. De modo similar, as cidades de refúgio no Israel antigo ofereciam proteção ao assassino não-intencional apenas se ele primeiro fugisse para uma dessas cidades e permanecesse ali até a morte do sumo sacerdote. (Números 35:11-32) Na décima praga contra o Egito nos dias de Moisés, os primogênitos entre os egípcios foram mortos, mas os dos israelitas foram poupados. Por quê? Jeová havia dado esta ordem a Moisés: “[Os israelitas] terão de tomar do sangue [do cordeiro pascoal] e esparrinhá-lo sobre as duas ombreiras e sobre a parte superior do portal pertencente às casas em que o comerão. . . . E nenhum de vós deve sair para fora da entrada da sua casa até à manhã.” (Êxodo 12:7, 22) Que primogênito dentre os israelitas se atreveria a desconsiderar essas instruções de Deus por sair de uma casa marcada com o sangue esparrinhado sobre as duas ombreiras e sobre a parte superior do portal?

*** si p. 34 par. 31 Livro bíblico número 4 — Números ***
31 Depois de uma recapitulação dos lugares de parada, durante a viagem de 40 anos, o registro focaliza outra vez a atenção na necessidade de obediência a Jeová. Deus lhes dá aquela terra, mas eles têm de tornar-se Seus executores, expulsando os habitantes depravados e adoradores de demônios e destruindo todo vestígio de sua religião idólatra. Descrevem-se em pormenores as fronteiras da terra que Deus lhes dá. Ela deve ser dividida entre eles por sortes. Os levitas, que não têm herança tribal, devem receber 48 cidades, com seus pastios, 6 das quais têm de ser cidades de refúgio para o homicida não intencional. O território tem de permanecer dentro da tribo, nunca devendo ser transferido a outra tribo por meio de casamento. Se não houver herdeiro masculino, então as filhas que recebem uma herança — por exemplo, as filhas de Zelofeade — têm de casar-se dentro de sua própria tribo. (27:1-11; 36:1-11) Números conclui com estes mandamentos de Jeová por intermédio de Moisés e estando os filhos de Israel prestes a finalmente entrar na Terra Prometida.

*** it-3 p. 817 Zelofeade ***
Descendente de Manassés através de Maquir, Gileade e Hefer. (Núm 26:29-33) Zelofeade morreu durante a peregrinação de 40 anos no ermo, não junto com “os que se combinaram contra Jeová na assembléia de Corá, porém, morreu pelo seu próprio pecado”. (Núm 27:3) Não tinha filhos varões, mas deixou cinco filhas: Maala, Noa, Hogla, Milca e Tirza, todas as quais sobreviveram para entrar na Terra da Promessa. — Núm 27:1; 1Cr 7:15.
Esta situação especial suscitou problemas a respeito de herança. Quando as filhas de Zelofeade solicitaram o quinhão de terras de seu pai em Manassés, Moisés levou o caso delas perante Jeová. A decisão judicial de Deus foi que as filhas que não tivessem irmãos deviam receber a herança da família. (Núm 27:1-9; Jos 17:3, 4) Mais tarde, estipulou-se que tais filhas tinham de casar-se com homens da tribo de seu pai, para que a herança permanecesse no domínio daquela tribo. — Núm 36:1-12.

*** w08 15/2 pp. 4-5 pars. 9-10 Mantenhamos a Jeová constantemente diante de nós ***
9 Manter a Jeová constantemente diante de nós nos ajudará a obedecer-lhe e, em resultado disso, receberemos bênçãos. (Deut. 28:13; 1 Sam. 15:22) Para isso é preciso ter um espírito obediente. Considere a atitude de cinco irmãs, filhas de Zelofeade, que viviam nos dias de Moisés. Entre os israelitas, eram os filhos homens que normalmente recebiam a herança do pai. Zelofeade morreu sem ter filhos homens, e Jeová ordenou que essas cinco mulheres recebessem toda a herança — sob uma condição. Elas teriam de se casar com filhos de Manassés, para que a propriedade hereditária permanecesse na mesma tribo. — Núm. 27:1-8; 36:6-8.
10 As filhas de Zelofeade acreditavam que tudo daria certo se obedecessem a Deus. “Assim como Jeová mandara a Moisés, assim fizeram as filhas de Zelofeade”, diz a Bíblia. “Concordemente, Maala, Tirza, e Hogla, e Milca, e Noa, as filhas de Zelofeade, tornaram-se esposas de filhos dos irmãos de seu pai. Tornaram-se esposas de alguém das famílias dos filhos de Manassés, filho de José, para que a sua herança continuasse na tribo da família de seu pai.” (Núm. 36:10-12) Essas mulheres obedientes fizeram o que Jeová mandara. (Jos. 17:3, 4) Com fé similar, cristãos solteiros espiritualmente maduros obedecem a Deus por se casarem “somente no Senhor”. — 1 Cor. 7:39.

Referências consultadas em: Watchtower Library 2013 CD‒ROM

Baixar arquivo no PDF para Laptops, Tablets e Mobile

Baixar arquivo no PDF para Laptops, Tablets e Mobile

Conteúdos Recomendados