Atorrante - Definição, conceito, significado, o que é Atorrante

Definição de refinado - seu conceito e significado

Definição de Atorrante

Atorrante é uma palavra de uso comum nos países da América do Sul, como Argentina e Uruguai para descrever uma pessoa que é um trabalhador preguiçoso e pouco a pouco inclinados a trabalhar. O termo também é usado para o nome, sobre quem está falando e muitas vezes pejorativo sentido ou aqueles que são considerados como um canalha.
Por exemplo: "Lucas é um atorrante: ele tem quarenta anos e não funciona, porque o que mantém os pais", "Quando eu era jovem era um requintado, deixei minha casa na tarde de sexta-feira e não retornou até segunda-feira", "O deputado descreveu o governador como um atorrante, que se tornou um milionário graças ao dinheiro dos contribuintes".

A origem etimológica de atorrante é muitas vezes causam para debate. Muitos acreditam que o conceito nasceu na Argentina da década de 1930, quando os tubos de esgotos que estavam em construção, supostamente identificada com uma marca A Torrans. E os linyeras que se refugiou para passar o tempo em que estes tubos, portanto, eram chamados de simuladores. Outra versão indica que os tubos eram usados para canalizar os rios subterrâneos e mostrou a inscrição ("torrents", em francês) que significa torrents. Ainda outros dizem que atorrante, na verdade, é o pordioseros que repousava sobre os tubos e ficou "preso".
Independentemente da sua origem, hoje o uso mais comum da palavra está associado com preguiça ou lazer. Um Atorrante pode ser um mentiroso, cheat ou alguém que vive na vadiagem.
Pode-se dizer que há mesmo um sentido positivo da palavra. Há ocasiões em que qualifica uma pessoa como atorrante quando você tem carisma ou astúcia: "meu filho é um atorrante: quando você deseja permitir que você vá dançar, olha para mim e Sorria-me porque ele sabe que, além disso, convence-me imediatamente".


Conteúdos Recomendados